ALAU » Condições gerais de Contrato de aluguer


Contractação do serviço:
1- O Cliente ao celebrar o respectivo contracto, comprovará a respectiva identificação. No caso de deslocação para fora do território do estado Português, o cliente deverá notificar previamente a ALAU aquando da celebração do contracto.
2- O Outorgante que celebrar o contracto em representação de uma pessoa colectiva será responsável subsidiariamente pelas obrigações emergentes do contracto. 3- O cliente não poderá utilizar o veiculo para transporte de um número de pessoas superior ao autorizado para o veiculo, nem transportar carga comum peso superior ao autorizado para o veiculo.
4- O Cliente é inteiramente responsável por todas as multas ocorrentes devido ao infringimento do código da estrada, exeptuando- se, em condições normais, o selo de circulação e a inspecção periódica obrigatória.
5- Fica expressamente proibida a cessão, alienação, sublocação ou oneração do veículo, ou com ele participar em qualquer tipo de competição desportiva, bem assim como o Cliente não pode utilizar o veiculo para nele dar lições de condução. Do mesmo modo, o Cliente não poderá utilizar o veiculo objecto do contracto no transporte de mercadorias sujeitas a regime especial de transporte, bem assim como peixe, matérias inflamáveis, explusivos, combustíveis líquidos ou gasosos, frutas e hortaliças por percursos superiores a 300 kms, bem assim como transportar qualquer tipo de bebidas engarrafadas.
6- A ALAU reserva –se ao direito de não entregar ou retirar a um Cliente a viatura objecto do contracto, quando entender existirem dúvidas sobre a sua solvabilidade ou sobre a natureza das actividades que desenvolve.

Entrega, Restituição e Manutenção do Veiculo:
1- A Entrega e Restituição do veículo terá lugar nas instalações da ALAU se outro lugar não ficar estipulado. Sempre que a distância do local de entrega ou restituição o justificar, a ALAU poderá cobrar ao Cliente uma quantia a estipular por esse serviço extraordinário.
2- Se aquando da restituição do veiculo pelo Cliente for detectado algum defeito na respectiva estrutura, no funcionamento, ou a falta de algum acessório que não decorram de acidentes cobertos pelo seguro, o cliente responderá pelas despesas a que houver lugar a respectiva reparação e ou substituição e pelos prejuízos de exploração em virtude da eventual imobilização do veiculo.
3- O cliente é obrigado a manter o nível correcto de óleo, sendo reembolsado no termo do contracto pela despesa que eventualmente tenha efectuado.
4- O Cliente deverá também verificar e controlar os níveis adequados de água no radiador e adoptar medidas recomendadas, para evitar a congelação, sob pena em caso de negligência ser responsável pelas despesas que origine na reparação do veículo e pelos prejuízos decorrentes da inobservância destas normas.
5- Se aquando da restituição do veiculo o cliente não estiver presente ou se, se recusar a assinar o auto que for elaborado certificando os defeitos na respectiva estructura, funcionamento ou falta de algum acessório, considera –se –ão para todos os efeitos como certificados e reconhecidos aqueles que forem indicados pela ALAU.

Responsabilidades e Seguros:
1-Através do contracto é transferida para o Cliente e para o condutor do veículo toda a responsabilidade civil e criminal decorrente da respectiva utilização. O Cliente ou o respectivo condutor serão responsáveis pela liquidação das multas, coimas, custos judiciais, procuradoria e indemnizações fixadas, bem assim como quaisquer outras despesas que a ALAU tiver que desembolsar decorrente pela utilização do veículo por parte do Cliente, eximindo a ALAU de toda e qualquer responsabilidade.
2- A ALAU não se responsabiliza pelo furto, roubo ou deterioração verificada em objectos que se encontrem dentro do veículo.
3- A ALAU segura todos os seus Clientes através de um seguro de responsabilidade civil cobrindo os danos provocados em pessoas, animais ou coisas.
4- No caso de acidente o Cliente informará a ALAU do sucedido no prazo máximo de quarenta e oito horas.

Impostos:
1- Todos os valores são sujeitos à taxa de IVA em vigor.

Estado da Viatura:
1- O Cliente é responsável por danos causados na viatura até ao limite da franquia, caso os mesmos sejam causados por negligência ou uso indevido, a responsabilidade do cliente é o valor total da reparação da viatura.

Recomendaçao:
Documentação que acompanha cada automóvel:
» Cópia autenticada do registo de propriedade e livrete;
» Carta verde do seguro;
» Dois exemplares do contracto de aluguer;
» Dístico de Imposto;
» Dístico de inspecção;
» Declaração amigável;

Para uma Normal utilização da Viatura:
Condução Segura:
» Cumpra sempre o código da estrada;
» Verifique a pressão dos pneus;
» Verifique regularmente os níveis de água e óleo da viatura;
» Respeite os limites de peso e passageiros do automóvel;
» Marque sempre as revisões nos intervalos recomendados;